Escola Fontes

A Escola Estadual Técnico-industrial Professor Fontes Originou-se com a criação do PREMEM – Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio pelo Ministério da Educação, onde concretizou o Convênio com o Estado de Minas Gerais para a implantação das Escolas Polivalentes síntese de formação geral e formação vocacional. A Escola Estadual Polivalente do Horto – 1º Grau,foi a primeira a ser instalada no Estado de Minas Gerais de acordo com os critérios de prioridades estabelecidos pelo PREMEM e Conselho Estadual de Educação-CEE, em 14 de setembro de 1971. Em 25 de setembro de 1978 foi publicada a Lei Estadual Nº 7.354 mudando o nome da escola para Escola Estadual Professor Fontes, em homenagem ao professor Emanuel Brandão Fontes. Em 09 de janeiro de 1984 foi publicado o Decreto Estadual Nº 8.518/84 criando Ensino Médio. Em 26 de abril de 1985 foi publicado o Decreto Estadual Nº 26.644 criando o ensino médio profissionalizante na escola e mudando sua denominação para Escola Estadual Técnico-Industrial Professor Fontes. Inicialmente foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação o Curso Técnico de Mecânica, Curso Técnico de Eletrônica e Curso Técnico de Eletrotécnica, este último não implantado e, posteriormente, o curso de Processamento de Dados e Manutenção de Computadores. Nesta época foi também transferido o ensino de 1º grau para a Escola Estadual Presidente Dutra. Em 1989, foi realizada a primeira FETEC – Feira de Tecnologia, que é realizada anualmente, onde os alunos expõem os projetos por eles desenvolvidos, sendo uma das grandes feiras de nossa escola, até os dias atuais. Em 1998 iniciou-se a primeira desativação dos cursos técnicos integrados que somente foi concluída em 2003. Em 2003 a SEE – MG constituiu uma comissão para elaborar o projeto de implantação do Ensino profissionalizante em consonância com a LDB – 9394/96, o DECRETO FEDERAL 2208/97 e o PARECER CNE/CEB 17/97. Em 2004, houve a reativação dos cursos Técnicos em Eletrônica e Mecânica, com duração de dois anos cada, organizado em dois módulos de um ano, atendendo aos alunos egressos do Ensino Médio. A fim de atender às expectativas da comunidade, a partir de 2005 o noturno começou a funcionar exclusivamente com turmas de ensino profissionalizante e o diurno com turmas de ensino médio. Em 2009, montamos um Projeto visando a inserção dos cursos de Segurança no Trabalho e o curso de Técnico em Informática (baseado no Sistema Operacional Linux), isto ao percebermos a grande demanda da comunidade e a disponibilidade de espaço que a escola possui. Atualmente, seu alunado é constituído por jovens oriundos de cursos da educação regular de escolas públicas situadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que cursam o Ensino Médio, e por jovens e adultos com diferentes percursos formativos (Supletivo, Projeto Acertando o Passo, Exame de Massa), que cursam o Ensino Técnico. Os cursos ofertados atualmente são Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica industrial e Segurança do Trabalho.

Quem participou e participa dessa história fez e faz a diferença!!!