
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG e a Secretaria de Estado de Saúde SES-MG encaminham as orientações para a prevenção e cuidado quanto ao Coronavírus nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
CONHECENDO A DOENÇA
O Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-Cov-2) foi descoberto na China em 31/12/19, após registros de casos da doença. O nome é decorrente do formato do vírus, que possui aspecto de coroa.
O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias, sendo o quadro clínico inicial da doença caracterizado como “síndrome gripal”. No entanto, casos iniciais leves, subfebris, podem ser agravados acarretando o aumento progressivo da temperatura e quadros febris persistentes por 3 a 4 dias. Desse modo, para o diagnóstico e tratamento adequados da doença, a consulta médica é fundamental.
SINAIS E SINTOMAS
Os sinais e sintomas do Coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO

PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS NO AMBIENTE ESCOLAR
Atualmente não existe vacina para prevenção de infecção por Coronavírus (COVID-19). Assim, a forma de prevenção contra a doença é evitar a exposição ao vírus. Dessa forma, descrevemos abaixo os principais cuidados que devem ser tomados pelos estudantes e demais membros da comunidade escolar para evitar a doença.

CUIDADOS COM O AMBIENTE
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência (como celulares, bancadas…);
- Não compartilhar copos e talheres que não tenham sido lavados e/ou esterilizados;
- Manter os ambientes bem ventilados, janelas e portas abertas;
- Evitar realizar atividades em lugares com grande aglomeração de pessoas;
- Após o término de aulas ou atividades ao ar livre, solicitar que se lave as mãos, e que sejam evitadas atividades que promovam o contato físico ( ex: dar as mãos, abraçar, beijar, aulas de lutas, danças de casal).
MEDIDAS DE PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS PARA COMUNIDADE ESCOLAR
- Orientar aos estudantes e comunidade escolar sobre os sinais e sintomas do Coronavírus;
- Aconselhar que casos suspeitos da doença devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima;
- Proceder com isolamento respiratório com máscara cirúrgica apenas em caso suspeito ou contato com alguém doente.
